Sobre o Projeto
“Caminhos afro-mineiros para uma educação sem racismo”.
O projeto MINAS AFRO-EDUCAÇÃO destaca a cultura negra em MG e promove educação sem racismo através do Jornal Afrodescendente, abordando história afro-brasileira e africana nas escolas, alinhado à Lei 10.639/03.
Nosso objetivo é promover a educação sem racismo em Minas Gerais, valorizando a história e a cultura negra e africana, por meio da distribuição do Jornal Afrodescendente nas bibliotecas municipais de Minas Gerais, alinhando-se à Lei 10.639/03 sobre o ensino da história afro-brasileira.
O projeto MINAS AFRO-EDUCAÇÃO é uma iniciativa que visa fortalecer a identidade cultural afro-brasileira e africana em Minas Gerais, utilizando como principal ferramenta o Jornal Afrodescendente, pioneiro em conteúdo exclusivamente afro-cultural. Este projeto busca atender diretamente a necessidade de cumprir a Lei 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas, um requisito ainda pouco atendido nacionalmente.
Considerando que Minas Gerais possui uma rica trama cultural ligada à presença africana, fruto de um passado marcado tanto pela resistência quanto pela contribuição inestimável dos afrodescendentes para a formação sociocultural do estado, o projeto pretende percorrer os "caminhos afro-mineiros", elucidando a história, a arte, as manifestações culturais e os locais de importância histórica afro-brasileira através de matérias e reportagens especiais no Jornal.
Este projeto é patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultural de Minas Gerais, patrocinado pela CEMIG ENERGIA: protocolo: 2018.13605.0277- MINAS AFRO-EDUCAÇÃO: “Caminhos afro-mineiros para uma educação sem racismo”.